PRODUTO PREMIUM
Tutorial em Animação
Populares na Web, os tutoriais em animação comunicam de forma sistêmica: locução, vídeo, desenhos, músicas, efeitos sonoros. a SOMA de todos esses elementos os transformam em um produto único.
Cenas de Tutoriais em Animação: utilização de equipamento - Clique nas imagens para ampliar
Vídeo Tutorial
Na definição Dicionário Online de Português (Dicio), o Tutorial é:
Substantivo masculino - Programa, método ou documento que fornece detalhadamente as informações sobre o funcionamento de alguma coisa.
Adjetivo - Diz-se do programa, documento ou método que, contento imagens ou não, fornece informações ou ensina passo a passo como desenvolver, utilizar ou praticar alguma coisa.
Cada vez mais populares na internet, os tutoriais são uma forma em áudio e vídeo de ensinar processos, mostrar equipamentos e tirar dúvidas.
Em geral, os tutoriais trazem imagens reais, apresentadores ou consumidores dos produtos. São muito utilizados pelos digital influencers, que compartilham experiências com os mais diversos tipos de produtos.
Tutorial em Animação
O poder da animação vai muito além do universo infantojuvenil, ao trazer o elemento lúdico para Comunicação Corporativa e ajudar a compartilhar informações densas com leveza e agilidade.
O Tutorial em Animação proposto pela Farfalla Comunica informa, ensina e explica processos utilizando as técnicas do Motion Graphics e o traço autoral. Com a amarração de um texto leve, didático e alinhado com o cliente, dissemina informações e elimina dúvidas e erros.
Som é um diferencial importante: o Sound Design elabora um desenho sonoro que destaca fases cruciais do processo, fixa informações e possibilita o absorção mais fácil. Auxilia na didática, confere ritmo ao vídeo, deixando a experiência do espectador/internauta mais atraente.
Cenas de Tutoriais de Sistemas - Clique e veja as imagens ampliadas
Vantagens dos Tutoriais em Animação
ótima relação Custo x benefício
As técnicas de Animação 2D ou Motion Graphics trazem unidade visual e redução do custo de produção. Um Tutorial Animado necessita menos investimento que a captação em vídeo ou animações tradicionais. Por serem atemporais, podem ser exibidos por longo tempo, em canais da empresa. Nas Redes Sociais, são fortes aliados na geração de leads (captação de clientes em potencial). Um único investimento com alta performance on e offline.
exibição em diversos canais de comunicação
Os tutoriais se adaptam a múltiplas formas de exibição. TVs Corporativas, Aplicativos, Sites, Streaming. Podem integrar sistemas e serem compartilhados por aplicativos de mensagens. Anexados a arquivos de instalação de produtos, sites de venda e até mesmo e-mails marketing. A Revista Virtual Farfalla Comunica também suporta o formato e possibilita a monitoração de visualização.
profissionais envolvidos
Uma equipe dedicada cria e executa cada tutorial em animação. A união de profissionais multitarefa com integrantes da Liga, confere um tempero único: modernidade com densidade. Conteúdo com criatividade. Cada versão do roteiro e etapa do processo é coordenado por profissional sênior. E a atuação em sinergia com o método sistêmico de atendimento e produção garante o alinhamento de conceitos e informações.
Diferenciais e possibilidades
Explicar: procedimentos, serviços, produtos e situações.
Apresentar: o diagrama de uma empresa, ou o funcionamento de um processo de avaliação interno, por exemplo.
Demonstrar: o manuseio de produtos, instalação de equipamentos, sistemas de TI, aplicativos e sites.
Pós-venda: familiarizar o consumidor com produto/serviço auxilia na experiência pós-compra, e contribui para e retenção de clientes.
Decisão de compra: realiza uma representação visual, didática e atraente, que mostra algumas situações de uso e afasta dúvidas de manuseio que podem impactar negativamente no consumo.
Lançamento de novos equipamentos/serviços e atualização de funções.
Elementos
Custo x Benefício
Opções de visualização
Aplicações
Entendendo as etapas do processo
A Farfalla Comunica privilegia a informação. E ela se propaga pela intersecção da fala com a escrita, o desenho, o movimento dos elementos visuais, os sons e os silêncios. A elaboração de um Tutorial em Animação é realizada com a junção das técnicas de produção com as expertises de profissionais multidisciplinares. Em um processo de trabalho criativo conjunto, a elaboração em etapas distintas e complementares confere autenticidade e unicidade a cada produto. Abaixo a explicação dos elementos que constituem esse processo.
Motion Graphics - formas em movimento
Motion Graphics ou Motion Design, em uma tradução simples seria design em movimento. Figuras geométricas, textos, ilustrações e ícones, ganham vida na tela. A técnica que mescla princípios de design, animação e vídeo, pode também adaptar peças gráficas para o formato audiovisual. Assim dialogam com a identidade visual e formam uma unidade entre a comunicação offline e online das marcas. Utilizar imagens reais animadas com técnicas de motion graphics fixa mais facilmente o conteúdo, ensina de forma mais atraente. O redesenho de imagens reais de produtos, e a inserção em cenários, reforça o discurso e acelera a compreensão.
A importância do Sound Design
Construir uma identidade sonora para as animações visuais do tutorial é parte importante da narrativa. Cada movimento ganha um som. E esse som acompanha esse movimento quantas vezes ele surgir. Um clique, o som de apertar um botão ou até mesmo, o que identifica um erro. Esse "desenho" de som ajuda na criação da identidade do material e acompanha o produto e a série de produções derivada dele.
Estilo e Tom narrativo
Muito além de cores e padrões, é a forma como o vídeo comunica. Qual a velocidade da narrativa, como ela ensina? As imagens e traços têm qual padrão visual? O texto, será amigável? Rápido? Intuitivo? Mais descritivo? Qual pessoa verbal? Quem fala? O produto? Um personagem? A empresa? Alguns fatores determinam essa escolha: a quem se destina? O que quer comunicar? Em suma: como refletir a identidade da empresa no Tutorial. Todas essas definições são feitas em conjunto. Uma construção entre a Farfalla Comunica e os clientes.
Personagem
Pode interagir com balões de texto, expressar reações e também ser utilizado como elemento iconográfico que condensa significados e possibilita maior agilidade em determinadas ações. Assim, estabelece uma linha de comunicação lúdica e assertiva em várias mídias. O personagem próprio tem no traço autoral a sua fortaleza e diferencial. O desenho exclusivo, feito a mão confere identidade que traduz os princípios da empresa/organização.
Tutorial em Animação ensina operar e atualizar softwares de equipamentos - Clique e veja as imagens ampliadas
Formatos de produção
PILOTO - CONSTRUÇÃO DO PERFIL NARRATIVO DO CLIENTE
É o marco zero. Nele a linguagem estética, tom narrativo, formato e possibilidades visuais são definidas em conjunto com o cliente. O atendimento presencial e humanizado garante a aproximação necessária para construção da narrativa, mergulhando mais fundo no briefing. Esse produto é mais que um vídeo, é a descoberta de uma linguagem, de uma forma de ensinar. E a equipe dedicada atua em constante sinergia, que prevê várias etapas de revisão e alteração junto ao cliente. Enfim, é nessa peça que se define a identidade das Animações da empresa/instituição, que poderá ser replicada quantas vezes for necessário.
PACOTE - IMPLEMENTAÇÃO DA LINGUAGEM DO CLIENTE EM UM CONJUNTO DE PEÇAS
Após a finalização e aprovação do projeto piloto é possível a produção no sistema pacote que garante a redução de custos e prazos. Com as normativas, formato, linguagem e tom narrativo definidos, é realizado um conjunto de vídeos. Com a produção em linha, aumenta a relação custo x benefício, com a manutenção da qualidade e maximização de investimento.